top of page

Consumo de "Mad Honey"

O "Mad Honey" tem sido utilizado com diferentes propósitos desde a antiguidade. Para além de "arma" de guerra,  este mel quando consumido em quantidades moderadas, pode ser considerado  benéfico graças às suas propriedades medicinais.

 

Os principais relatos históricos referem-se aos habitantes de Pontus (uma região na Costa Sul do Mar Negro, Turquia), os quais, perante os efeitos tóxicos deste mel não solicitam ajuda médica, uma vez que já reconhecem que os sintomas de toxicidade são autossuficientes e desaparecerão ao fim de 24 horas.

É, de forma gereneralizada, considerado um promotor da boa saúde e  aumento da esperança de vida.

 

  •       “Os homens saudáveis ficam loucos mas os epiléticos são curados imediatamente.”;

  •       Espalhado na pele curava queimaduras solares e era bom para hidratar a pele das mulheres;

  •     Em ação conjunta com o sal ou aloé tratava contusões;

  •   Combinado com vinho é um remédio para a indisposição causada por peixe.

 

Outras utilizações tradicionais encontradas em pesquisas recentes:

Problemas gastrointestinais

Hipertensão e patologias cardiovasculares (por causar hipotensão)

Constipações e  infeções víricas

Usado como analgésico e em artrites

Usado como estimulante sexual e promotor da performance.  Vários homens utilizam-no para o tratamento da disfunção sexual.

 

Quantidades como uma colher de chá (15g) permitem a exarcebação dos seus efeitos e podem mesmo conduzir a toxicidade, existindo relatos de toxicidade  com apenas 5g. A toxicidade é dependente da dose.  O número de intoxicações é mais elevado nos homens, possivelmente pela utilização relacionada com a atividade sexual.

As principais razões para compra de "Mad Honey" baseiam-se no fato de ser útil no tratamento de: distúrbios gastrointestinais em todas as idades,  disfunções sexuais em ambos os sexos, regulação dos níveis de glucose sanguíneos e, também, em menor escala para artrites, diabetes e hipertensão.

Um estudo recente sugeriu que as propriedades antioxidantes, antirradicalares e antimicrobianas podem contribuir para o tratamento de diversas patologias, como cancro, doenças coronárias e inflamatórias.

As propriedades do mel contendo graianotoxinas estão, assim, longe de serem bem entendidas e, desta forma as recomendações focam-se na não utilização deste produto como medicina alternativa.

Documentário acerca de uma tribo no Nepal

 

Membros da tribo procuram pelo mel com propriedades psicoativas e usam-no para fins medicinais, mas também como droga leve.

Um mês no ano, eles recolhem o mel e alimentam-se dele cumprindo um ritual caraterístico.

[1]EBSCO Connection (Novembro 2013): " "Mad Honey" in medicine from antiquity to the present day" Disponível em http://connection.ebscohost.com/c/articles/97676533/mad-honey-medicine-from-antiquity-present-day consultado a 18.5.2015

[2]Articles Cats (Maio 2014): "These Tribesmen Hike for Miles for Hallucinogenic Honey" disponível em http://articlecats.com/index.php/these-tribesmen-hike-for-miles-for-hallucinogenic-honey/ consultado a 18.5.2015

[3]Youtube (Setembro 2013) disponível em https://www.youtube.com/watch?v=Y_b2i_FvYPw consultado a 18.5.2015

 

bottom of page