top of page

O mel é há décadas consumido e utilizado por algumas das suas propriedades benéficas, que fazem dele um produto natural atrativo.

É um adoçante natural, fonte de energia, contendo não só açúcares  simples (como a glucose e a frutose), como também açúcares complexos. Fazem ainda parte da sua constituição:  vitaminas e minerais, proteínas, cálcio e ferro.

A cor, sabor e aroma variam consoante as diferentes variedades de mel, assim como os seus constituintes.

O mel fornece energia, correspondendo a cerca de 64 calorias por colher de sopa e, têm sido realizados estudos sobre os seus benefícios para os atletas, nomeadamente como auxiliares na recuperação muscular.

 

Apesar do índice glicémico ser variável entre 35-87, este é utilizado em regimes de perda de peso e pode ser utilizado, com moderação, por diabéticos, como parte de uma alimentação equilibrada.

 

Das utilizações mais conhecidas, destaca-se o alívio dos sintomas de constipações, garganta irritada, tosse e alergias, pelas propriedades antimicrobianas. Estas, principalmente conferidas pelos flavonóides presentes, tornam o mel, um conservante alimentar. O mel parece reduzir o escurecimento das frutas e vegetais, bem como prevenir a oxidação lipídica nas carnes.

O mel é, também, rico em antioxidantes (fotoquímicos, ácidos orgânicos, vitaminas e enzimas), cujo conteúdo e tipo dependem da fonte e variedade do mel, sendo que, de forma generalizada, o mel mais escuro corresponde ao mel mais rico nestes compostos.

 

Algumas pessoas utilizam-no também na pele para cicatrizes, úlceras diabéticas e, na sua rotina como hidratante. O mel, atualmente, é constituinte de diversos produtos de higiene corporal, como loções e hidratantes pelas suas propriedades humectantes [1].

 

Mead 

“the oldest alcoholic drink in the world”

produzido por uma fermentação semelhante à da cidra, utilizando mel em vez de sumo de maçã. 

Hot honey

Condimento doce e picante que está a fazer furor em Nova Iorque. É versátil e utilizado como condimento em diversos alimentos, desde pizzas a gelados.

Como é produzido o mel...

Sabias que...

[2]

Sabias que este é o mel mais caro do mundo 

Preço: $166/pound

Sabias que este mel tem efeitos alucinogénicos? 

[1] Honey: disponível em http://www.honey.com/ consultado  a 24.5.2015

[2] Texas A&M Today: "Expert gives the buzz on mad honey" disponível em http://today.tamu.edu/2014/10/15/expert-gives-the-buzz-on-mad-honey/#.VD7H1WfpVbI consultado a 18.5.2015.

bottom of page