

Mel e Grainotoxinas
Casos clínicos



Apresentava tosse há varias semanas e estava a ser vigiado por um médico de família para a bronquite aguda.
Um amigo dos avós contou-lhes acerca de uma planta “Red Flower” que era boa para as vias aéreas, bastava que estes preparassem a mesma sob a forma de um cozimento, que era posteriormente misturado com o leite.
20 minutos após tomar esta mistura, o bebé vomitou e teve espasmos nos 4 membros, tornou-se cianótico e ficou inconsciente, tendo sido levado imediatamente para o hospital. Na chegada ao hospital, continuava sem reação, com dificuldades respiratórias e com reduzida circulação periférica. Os seus batimentos cardíacos variavam entre 90-100bpm e a pressão arterial encontrava-se a 62/33 mmHg. Para além dos espasmos contínuos e da cianose, o bebé apresentava hipersalivação e um nível de consciência muito baixo.
Foi colocado em ventilação mecânica e foi-lhe administrado benzodiazepam intravenosamente, bem como atropina 0,1mg.
Os espamos pararam completamente após 2 horas.
O seu ritmo cardíaco foi normalizado após 3 horas. Continuou entubado até as 48 horas. Teve alta ao dia 8.
Criança com 57 dias levado ao serviço de urgência devido a uma convulsão súbita.
Inicialmente este caso foi confundido com uma intoxicação por pesticidas , como carbametos, contudo os níveis normais de colinesterases descartaram a hipótese.
As análises toxicológicas ao sangue e urina, assim como, a análise da planta identificaram-na como “Rhododendron”. Identificaram também a amostra por cromatografia gasosa associada a espetrometria de massa, eviddenciando a Graianotoxina I como o principal composto presente.
[1] Poon, W.T., et al., Grayanotoxin poisoning from Rhododendron simsii in an infant. Hong Kong Med J, 2008. 14(5): p. 405-7.