top of page

Distribuição geográfica

 A maioria dos casos conhecidos de "Mad Honey" estão restritos à região do Mar Negro.

No entanto, graças ao transporte e à exportação do mel produzido na Turquia, bem como à expansão geográfica da população turca, estas podem ter sido as causas da ocorrência de intoxicações noutras regiões.

Por exemplo, alguns casos têm sido relatados noutras regiões da Turquia, Alemanha, Áustria, Suíça e Coreia. Este último país proibiu a importação do mel originário da Turquia, a partir de 2005.

Casos adicionais foram encontrados em todo o mundo devido ao consumo de "mel louco" exportado da Turquia ou produzido localmente [2].

[1]Imagem retirada de http://en.wikipedia.org/wiki/Black_Sea  consultado a 21.5.2015

[2]Jansen, S.A., et al., Grayanotoxin Poisoning: ‘Mad Honey Disease’ and Beyond. Cardiovascular Toxicology, 2012. 12(3): p. 208-215.

 

 

Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Toxicologia Mecanística no ano letivo 2014/2015 do Curso de Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP).

Este trabalho tem a responsabilidade pedagógica e científica do Prof. Doutor Fernando Remião do Laboratório de Toxicologia da FFUP 

bottom of page